sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Os Antibióticos e Seu Uso Indiscriminado

 > Durante muito tempo, os antibióticos foram considerados a solução para cura de várias doenças causadas por bactérias, como a temível tuberculose, a pneumonia e a sífilis.

> A penicilina, o primeiro dos antibióticos a ser desenvolvido, começou a ser usada em maior escala  durante a Segunda Guerra Mundial, com imenso sucesso.

> Logo foram criados outros antibióticos, combatendo uma quantidade maior  de doenças bacterianas.

> Nos últimos anos, no entanto, observa-se que as bactérias estão resistentes a muitos antibióticos que no passado tinham sobre elas um efeito fulminante.

> Os antibióticos aparentemente têm sido usados de forma indiscriminada, sem controle, às vezes até mesmo quando desnecessário, em casos que seu uso médico não é justificado.

> Além disso, alguns antibióticos estão sendo adicionado à ração de aves, para evitar infecções e aumentar  a produtividade.

> Sem dúvida, há uma estreita relação entre o uso exagerado de antibióticos pelo ser humano e o surgimento de bactérias cada vez mais resitentes a eles.

Curiosidade:

> Os antibióticos são medicamentos que inibem ou anulam o crescimento das bactérias. Não são activos contra os vírus que causam doenças como a gripe, constipação e a bronquite aguda. Estas infecções virais geralmente são de resolução espontânea e não exigem o tratamento com antibióticos.

3 comentários:

  1. Opa, Mauro - tive um problema e acabei perdendo a conexão com os blogs que sigo. Mas agora já estou de volta. Abração e bom domingo, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja Bem Vindo Amigo Ródrio > Agradeço Sua Visita e Comentário > Estou Aguardando e Seguindo Suas Notícias > Grande Abraço.

      Excluir
  2. Trabalhei uma época em um posto de saúde aqui na minha cidade, mais precisamente na farmácia do posto. Era muito comum as pessoas pedirem um antibiótico pra mim, como amoxicilina, simplesmente porque a garganta estava doendo. Achavam que era só pedir um remédio pra mim, que nem passar no médico era necessário, e pronto! A garganta estaria curada.
    Muito bom o seu post, espero de coração que várias pessoas se conscientizem sobre o perigo dos antibióticos através dele.

    ResponderExcluir