sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Efeito Estufa....A Modificação de Lugares No Mundo

Ilhas Maldivas

 As pequenas e numerosas ilhas das Maldivas são tão belas quanto frágeis. Pelo menos 80% do arquipélago localizado no oceano Índico está apenas um metro acima do nível do mar. Uma elevação brusca das águas poderia varrer do mapa esse paraíso de praias de areia branquinha, palmeiras e atóis de corais. No último século, o nível do mar já subiu 20 centímetros em algumas partes do país. Temendo o pior, o governo local estuda comprar um novo território para o seu povo.

 Tuvalu

Assim como as Maldivas, o pequeno conjunto de nove ilhas localizado no oceano pacífico, entre a Austrália e o Havaí, sofre as consequências do aquecimento global. Com área de 26 km², o minúsculo Estado corre o risco de submergir diante do aumento do nível do mar. Nos últimos anos, as inundações constantes já vêm atrapalhando a produção de cultivos locais e a obtenção de água potável.

 Plataforma de Gelo Ross

 Situada na Antártida, a plataforma de Ross é maior do mundo, com cerca de 487000 km², área semelhante à da França. Esse "país" de gelo deve o seu nome ao marinheiro e explorador inglês James Clark Ross, que a descobriu em 1841. Apesar da espessura de centenas de metros, os cientistas temem que os paredões de gelo derretam em virtude do aquecimento do planeta, o que poderia causar uma elevação de 5 metros no nível dos oceanos.











5 comentários:

  1. Meu amigo Mauro,talvez as pessoas não dê muita importância mas isso continuar daqui alguns uns anos isso será gravíssimo algumas mudanças já estão acontecendo como essas e a consequência poderá ser maior, grandes danos e perdes em alguns lugares do mundo.

    abraços
    Namastê

    ResponderExcluir
  2. Amiga Katia > Agradeço Seu Importante Comentário > Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu espaço, Mauro. É bom estar sempre atrualizado em tudo, nesta era global. E seu artigo é muito enriquecedor e informativo.Parabéns! Já estou te seguindo. Venha visitiar meu blog:

    http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com.br

    abraços
    Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Julia > Agradeço Sua Visita e Comentário > Visitarei Seu Blog > Grande Abraço.

      Excluir
  4. Ótima matéria Mauro, isso serve para refletirmos sobre o futuro do nosso planeta.

    ResponderExcluir