quinta-feira, 12 de abril de 2012

Homo Sapiens...A Nossa Espécie

O Homo Sapiens é a única espécie de hominídeos que sobreviveu até hoje.

 Os fósseis mais antigos têm pouco mais de 100 000 anos.Humanos primitivos dessa variedade são comumente chamados de Homens de Cro-Magnon, por causa da região em que foram descobertos, na França.

 Fabricavam ferramentas muito sofisticadas e bastante variadas, nem todas de pedra, utilizavam também ossos e marfim para confeccionar pontas de projéteis e de lanças, arpões, anzóis para pesca e agulhas.

 O Homem de Cro-Magnon é também responsável por uma série de trabalhos artísticos, como esculturas em marfim e pinturas nas paredes das cavernas.

 Foram encontradas, principalmente na Espanha e na França, pinturas e gravações em mais de 200 cavernas, que datam de 25 000 até 10 000 anos atrás.

 Essas pinturas, geralmente situadas na parte mais interior das cavernas, retratam animais, formas geométricas e ocasionalmente figuras humanas. 

Nas cavernas de Altamira, na Espanha, e de Lascaux, na França, as pinturas multicoloridas foram feitas com pigmentos minerais misturados a gordura animal.

 Os temas tratados com maior freqüência são a caça e a fertilidade. O verdadeiro significado dessas pinturas ainda é controvertido.

 Uma possível interpretação; os animais retratados são migratórios e provavelmente desapareciam em determinada época do ano, retornando misteriosamente, muitas vezes prenhes, numa outra época.

 É possível que as pinturas tivessem o significado mágico de solicitar o retorno dos animais, tão importantes para a sobrevivência do homem primitivo.  


Curiosidade


Houve uma determinada época em que a evolução humana era representada como uma sucessão de espécies, uma atrás da outra, a começar pelo macaco, indo em direção ao homem.
 Essa linearidade dava duas impressões falsas.

 A primeira, de que em cada época somente existiu um tipo de hominídeo sobre a terra.

 A segunda, de que cada espécie de hominídeo teria originado a seguinte, sugerindo um progresso crescente em direção à perfeição, o homem atual.

2 comentários:

  1. olá guri Mauro
    quanto misterio
    matando a curiosidade alheia

    curti o post guri

    bjim

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, este texto.
    As pinturas são espantosas de beleza e realismo e geralmente feitas nas partes mais profundas das grutas onde a luz não chegava. Foram, portanto, feitas à luz de tochas e candeias. O facto de muitas delas estarem em lugares tão inacessíveis e bastante secretos, reforça a tese de que o objectivo destas pinturas seria esse que o texto refere. Haveria ali uma espécie de ritual propiciatório da caça, da abundância de animais.
    Uma tentativa de "chamar" esses animais nas épocas em que eles eram mais escassos. Tanto mais que em muitas pinturas os animais têm setas espetadas ou estão caídos sangrando como o lindíssimo bisonte de Altamira.
    Amigo Mauro, eu adoro estes temas, muito obrigada por partilhar
    Beijinhos

    ResponderExcluir