domingo, 15 de abril de 2012

Bioinseticida, no Combate à Dengue...Um Exemplo de Controle Biológico

Os mosquitos de diversos gêneros, como o Anopheles, Culex e o Aedes, afetam todas as regiões do Brasil.

 Além de causar irritação e incômodo, alguns podem transmitir doenças, como a malária, a febre amarela e a dengue, que em 2002  atingiu proporções epidêmicas em alguns estados brasileiros. 

Classicamente, o combate aos mosquitos contou sempre com os inseticidas, bastante eficazes.

 Os inseticidas, no entanto, têm certo grau de toxidez, podendo prejudicar pessoas e animais e se espalhar pelo meio ambiente.

 Com a epidemia da dengue, intensificou-se o esforço para conscientizar a população sobre a necessidade de evitar acúmulo de água em garrafas, tigelas, pratos de vasos de plantas e pneus velhos, onde as larvas do Aedes, transmissor da  dengue, podem se desenvolver.

 Para complementar o combate tradicional à esses mosquitos, a Embrapa desenvolveu um bioinseticida que tem em sua composição uma bactéria, o Bacillus sphaericus, capaz de controlar as larvas de pernilongos.

 Essa substância é aplicada nos focos ou nos criadouros de larvas.

 Quando ingeridas pelas larvas, as bactérias liberam uma substância de natureza protéica que danifica e paralisa o tubo digestório do inseto.

 Dessa forma, as larvas ficam incapazes de se alimentar e acabam por morrer de fome.

 O bioinseticida produzido pela Embrapa não contém substâncias químicas, que seriam danosas ao ambiente, mas apenas a bactéria, que não traz riscos à saúde de pessoa ou de animais domésticos.

2 comentários:

  1. Muito bom, tomara que usem logo, apesar que as vezes me irrito com a população que nem liga para as condições de higiene.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho na areá,de combate a dengue.
    Esta é uma noticia muito boa principalmente para os AGENTES DE ZOONOSES.No momento usamos um produto chamado Malathion que é muito eficaz,mas também muito nocivo a saúde humana.
    Verifiquei a veracidade desta noticia e encontrei este documento aqui http://www.cheminova.com.br/pdf/fispq/FISPQ%20Malathion%201000%20EC%20Cheminova.pdf
    parabéns pela postagem
    http://www.dihitt.com.br/nnego

    ResponderExcluir