domingo, 22 de abril de 2012

A Biodiversidade...Os Impactos Sobre A Vida

A palavra biodiversidade tem sido muito usada nos últimos tempos. Refere-se à riqueza biológica que existe no planeta.

 As regiões da  da biosfera mais ricas em diversidade biológica são freqüentemente os países menos desenvolvidos, onde existe uma enorme área florestal.

Nas regiões tropicais,  particularmente, há um número muito grande de espécies, tanto animais como vegetais, muitas dessas espécies não foram sequer identificadas.

 É provável que muitos desses organismos  venham a ter, um dia, imensa importância, seja no campo da medicina, da indústria ou da nutrição humana.

 O Brasil está entre os cinco maiores detentores dessa riqueza biológica. Há, no entanto, uma diferença entre dispor dessa riqueza biológica e ser capaz de explorá-la.

Os países de maior biodiversidade normalmente não possuem os recursos que permitiriam desenvolver estudos aprofundados das espécies, nem recursos ecônomicos  nem tecnológicos.

 Os países que dispõem desses recursos , por sua vez, não têm essa biodiversidade em seu território.

 Com inteligência  e vontade política, talvez se consiga no fururo um tipo de associação benéfica para ambos os lados, um verdadeiro  mutualismo  entre nações, que possa reverter em benefício da própria espécie humana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário