quinta-feira, 19 de abril de 2012

Banho de Mar...Um Perigo Para a Saúde?

Na história da humanidade, cidades ribeirinhas sempre despejaram seu esgoto no mar.

 Isso ocorre ainda hoje e os dejetos são jogados no mar sem tratamento prévio.

 Esse procedimento representa um grande risco de saúde para milhões de banhistas, pois muitos microrganismos causadores de doenças, presentes nas fezes humanas, são encontrados na água.

 Casos de diarréia, micoses e hepatites infecciosas aumentam muito no verão, em cidades litorâneas, em conseqüência de contaminação por meio de banhos de mar.

 Para saber o grau de poluição da água do mar, as autoridades sanitárias fazem dosagens da bactéria Escherichia coli, "moradora" habitual do intestino humano.

 Essa bactéria, por si mesma, geralmente não causa doenças. No entanto, sua presença na água do mar, em alta concentração, é um indicador seguro de contaminação por fezes.

Nesse caso, é grande a probabilidade de haver também outros microrganismos que parasitam a espécie humana  e que podem ser causadores de doenças.

 Dosagens da Escherichia são feitas todos os verões em várias praias do litoral brasileiro e divulgadas nos meios de comunicação, advertindo a população. Em muitas cidades litorâneas, o banho de mar é o ano todo, em razão do clima.

Um passo importante para a resolução parcial desse problema foi a construção de interceptores oceânicos submarinos, ou emissários submarinos, que têm o papel de levar os esgotos a grande distância, mar adentro.

Curiosidade

É bom lembrar também que a água do mar tem certa capacidade depuradora, em outras palavras, as bactérias provenientes da contaminação pelo ser humano acabam sendo destruídas, seja por bacteriófagos, por protozoários ou por antibióticos produzidos por organismos marinhos.

Um comentário:

  1. Bom dia Mauro com tudo isso mas adoro um banho de
    mar é tudo de bom. tenha um bom domingo

    ResponderExcluir