sábado, 4 de outubro de 2014

Consequências em Nosso Ciclo Biológico...Horário de Verão

Quais as consequências no ciclo biológico dos seres humanos, quando estão sob influência do horário de verão?

Nós, humanos, estamos ajustados ao ciclo dia/noite de 24 horas como praticamente todos os seres vivos. O horário de verão consiste em uma modificação desse ciclo em dois momentos, na sua implantação (em meados de outubro) e na sua retirada (em meados de fevereiro).
Na implantação nos é imposto um dia de 23 horas e na retirada um dia de 25 horas.


Com o conhecimento acumulado principalmente nas últimas décadas e que constitui uma área do conhecimento chamada cronobiologia, sabe-se hoje que o ajuste dos organismos vivos aos ciclos ambientais é feito através de mecanismos conhecidos como ‘relógios biológicos’.


Nossos relógios biológicos são ajustados a um dia de 24 horas a cada dia, pois se ficarmos isolados dos sinais ambientais (como o dia e a noite) que marcam a passagem do tempo, nosso “dia” estende-se para 25 horas. Essa é uma das razões pelas quais tendemos a dormir e acordar mais tarde nos finais de semana, quando estamos menos presos a horários rígidos como nos outros dias.


Por esse motivo, na retirada do horário de verão, nos ajustamos com relativa facilidade.
O mesmo não acontece no início, o tal dia de 23 horas, ao qual temos muito mais dificuldade (e demora) em ajustar nossos relógios biológicos.
Por isso, as pessoas tendem a se queixar mais dos efeitos no início do que no final.


Essas queixas vão desde alterações no humor até transtornos digestivos, passando por problemas como insônia e sonolência durante o dia.
Esses problemas são a expressão do desajuste pelo qual nossos relógios estão passando e, em alguns
indivíduos, são bastante persistentes.


 
A adaptação ao novo horário varia para cada pessoa, e pode levar de poucos dias, à bem mais do que duas semanas – e algumas pessoas podem até não se ajustar. Normalmente, após alguns dias acordando mais cedo que o habitual, cria-se um “débito de sono” no corpo e automaticamente passa-se a ir para a cama mais cedo.



 Dicas para diminuir os efeitos do horário de verão sobre o corpo:



> Persista com sua rotina habitual (horários de sono, vigília e atividades) que, após alguns dias de fadiga e sonolência, você irá se adaptar ao novo horário.


 > Não durma durante o dia para compensar a noite “mal dormida”. Organize sua vida para conseguir finalizar suas atividades cotidianas mais cedo a fim de antecipar sua sonolência noturna.


 > Evite atividades estimulantes no começo da noite, como exercícios físicos, assistir filmes muito agitados ou mesmo trabalhar em algum projeto estressante.


 > Fuja da luminosidade de computadores e tablets antes de dormir.


 > Não consuma bebidas energéticas antes de dormir, como café e chá preto.


 > Não se alimente muito à noite ou deite em jejum e evite alimentos pesados nesse período.


 > Procure gradativamente dormir mais cedo, assim você acostuma o seu relógio biológico aos poucos.
(Fonte:PDF)

2 comentários:

  1. Oi Mauro

    Boas essas dicas de adaptação do corpo ao horário de verão.
    Café à noite realmente me causa insônia, é a única coisa capaz de roubar meu sono.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Para amenizar essa diferença no horário, Van, realizo algumas precauções, inclusive as citadas, ficando o café em segundo plano, mesmo sendo fã de carteirinha, beijos.

    ResponderExcluir