sábado, 19 de maio de 2012

Os Primatas...de Hoje

Com exceção dos prossímios, os demais primatas são reunidos sob o nome de antropóides, que, por sua vez, dividem-se em macacos do Novo Mundo, macacos do Velho Mundo e hominoídeos.

 No grupo dos hominoídeos encontramos um terceiro grupo de macacos, os pongídeos, que apresentam maior semelhança com os seres humanos, e o grupo dos hominídeos, dos quais sobrou apenas o homem moderno, a espécie Homo Sapiens.

 Os macacos do Novo Mundo que vivem na América do Sul e na América Central, têm hábitos exclusivamente arbóreos.

 Uma cauda preênsil permite que se pendurem nas árvores, esse orgão é tão importante para sua locomoção que pode ser consideradoum quinto membro.

 São exemplos de macacos do Novo Mundo: o sagüi, o mico-leão, o bugio, o mono-carvoeiro eo macaco-aranha, muitas dessas espécies estão ameaçadas de extinção.

 Os macacos do Velho Mundo, quase todos asiáticos ou africanos, os macacos de Gibraltar são o único grupo europeu, têm hábitos arbóreos ou terrestres.

Usam as quatro patas ao andar, e sua cauda não é preênsil, como nos seus primos do Novo Mundo. Alguns exemplos: os babuínos, que vivem no chão, o mandril, o macaco Rhesus e os macacos de Gibraltar.

Os pongídeos são os mais parecidos com os seres humanos. Compreendem os gibões das florestas asiáticas, os orangotangos, também asiáticos, encontrados na Indonésia, os gorilase os cimpanzés, que vivem em florestas africanas.

Exceto pelos gibões, que pesam cerca de 6 kg, os pongídeos são maiores que os demais macacos (chimpanzés machos com 40 kg, orangotangos com cerca de 100kg, podendo os gorilas machos chegar a 180 kg).

Têm também o cérebro maior que os demais macacos, proporcionalmente ao tamanho do corpo. Entre os macacos, os chimpanzés são considerados os mais inteligentes.

Apresentam com portamento social, caminham em bandos e muitas vezes compartilham o alimento que arranjam.

 Podem comer frutos,sementes, mel, ovos e até carne de outros animais.

 Utilizam uma linguagem mímica bastante rica e conseguem se comunicar com certa eficiência.

São, além disso, capazes de utilizar ferramentas simples, como gravetos, para cavoucar e encontrar cupins, ou então pedras com as quais  quebram sementes e frutos duros.

Por causa de sua inteligência e capacidade de aprendizado, seu comportamento tem sido objeto de muitas pesquisas nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário