sexta-feira, 16 de março de 2012

Clonagem...O Que São os Clones?

Embora o termo clone(do grego klón = gema, broto) tenha sido muito divulgado apenas nos últimos anos, os biólogos o empregam há muito tempo para designar não só organismos completos, mas também moléculas(DNA) ou células iguais obtidas a partir de uma amostra original.

 Os Clones são de ocorrência natural dentre os mais diferentes organismos, desde bactérias e protozoários, que se reproduzem assexuadamente, até mamíferos que produzem gêmeos univitelinos, além de plantasque, por simples brotamento de rizomas, tubérculos, bulbos e folhas, dão origem a indivíduos geneticamente iguais.

São clones, por exemplo, cultura de células, bactérias e lêvedos obtidas em laboratório a partir da reprodução assexuada de apenas um indivíduo inicial.

 Assim, todos os componentes da cultura são iguais, o que é importante em pesquisas nas quais se requer uniformidade genética.

 São clones as hidras, as esponjas e os vermes que se originam por processos assexuados e os pulgões originados por partenogênese.

 >Caso interessante é o dos tatus, que têm quatro filhotes em cada ninhada, todos do mesmo sexo e geneticamente iguais, por se originarem de apenas um zigoto.

 Curiosidade

Clones Humanos

Em outubro de 2001 os pesquisadores norte-americanos Joe Cibelli e Robert Lanza anunciaram a obtenção do primeiro clone de embrião humano, a partir da técnica de transferência nuclear.
Na realidade o que eles conseguiram foi apenas um embrião de seis células, o que não pode ser considerado um organismo.
 Oito ovócitos tiveram seus núcleos removidos e receberam pequenas células, inteiras, os chamados cumulus, que envolvem o óvulo mesmo depois de feita sua expulsão do ovário(ovulação).
  Dos oito ovócitos, apenas dois chegaram à fase de quatro células, e só um chegou a ter seis células, cessando depois o desenvolvimento.

2 comentários:

  1. Muito interessante estas informações, Mauro.

    Sempre trabalhamos com clones (eu como ex-bióloga, era rotina), mas quando se trata de clonagem humana ou de outros seres sexuados, a coisa muda de figura, geram-se polêmicas e discussões sobre o poder da ciência sobre vidas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Com relação a determinadas experiências com clonagem, também acho que todo cuidado é pouco, principalmente quando o conhecimento sobre o procedimento é limitado.Temos coisas em comum, Van, voce é ex-bióloga e eu adoro biologia. Abraços!

    ResponderExcluir