terça-feira, 27 de maio de 2014

Cultura e Arte...Esquimó


Esquimó é um termo geral usado para se referir a um grupo de pessoas que habitam da costa do mar de Bering até a Groenlândia e a península de Chukchi no nordeste da Sibéria. Há grupos distintos de esquimós, eles são comumente identificados com base em diferenças nos padrões de exploração dos recursos.

Desde a década de 1970, grupos esquimós no Canadá e na Groenlândia adotaram o nome Inuit, embora o termo não se consolidasse no Alasca ou na Sibéria. Apesar das diferenças regionais, grupos esquimós são surpreendentemente uniformes na língua, tipo físico, e na cultura, e, como um grupo, são distintos nesses traços de todos os vizinhos. Eles falam dialetos de uma mesma língua, o Eskimo, que é um ramo principal da família Eskimo Aleut de idiomas. A antiguidade da população esquimó é desconhecida, mas é geralmente aceito que eles são migrantes relativamente recentes da América do Norte e da Ásia, espalhando-se de oeste para leste, ao longo dos últimos 5.000 anos.
adicionalmente, a maioria dos grupos contava com os mamíferos marinhos para alimentação, iluminação, óleo de cozinha, ferramentas e armas. Peixes e caribus eram de extrema importância para sua economia. A prática de comer carne crua era comum entre os esquimós, o que não era repetido por seus vizinhos nativos americanos.

Esquimós tradicionalmente utilizavam vários tipos de casas. Tendas de peles de rena ou peles de foca que eram mais adequadas para o verão, ou em estações mais frias o abrigo era construído de troncos ou às vezes de pedra, colocado sobre pisos escavados. Entre alguns grupos esquimós, a cabana de neve, conhecida como iglu, era usada como abrigo de inverno. Mais comumente, no entanto, essas estruturas foram usadas como abrigos temporários durante a noite durante as viagens.

O trenó puxado por cães era utilizado para o transporte de cargas pesadas em longas distâncias. Sua canoa de pele, conhecida como um caiaque, é uma das embarcações pequenas mais altamente manobráveis já construídas. As tecnologias de caça incluíam vários tipos de arpões, o arco e flecha, facas e lanças. Ferro e armas se tornaram uso comum apenas no século 20. Anteriormente, armas eram criadas a partir de marfim, osso, cobre ou pedra.

Para os esquimós distantes de centros populacionais, a vida no Ártico continua dura e pouco mudou desde seus antepassados há centenas de anos. Tradicionalmente esquimós eram caçadores e coletores. Eles viviam em grupos que se moviam de uma área para outra, de acordo com a época.


Habitações

Em algumas partes da Groenlândia e em regiões sem árvores do ártico do Canadá, como a Ilha de Baffin, os esquimós construíam casas de neve como abrigos de inverno. Estas casas abobadadas, construídas de blocos de neve recém cortados são comumente conhecidas como iglus.

Em outras partes do Canadá, Groenlândia, e no Alasca, alguns esquimós construíram casas de relva e pedra. Outros usavam espessas camadas de terra sobre bases de troncos ou osso de baleia. As casas geralmente tinham um quarto, com camas cobertos com peles de rena. No verão, quase todos os esquimós viviam em tendas feitas de peles de foca ou caribu.


Alimentos

A dieta tradicional esquimó varia com as estações. Focas, baleias e outros mamíferos marinhos são caçados nos meses de inverno. A carne são comidas cozidas, cruas, ou secas. No verão e no outono as fontes de alimento importantes são jogo caribu, pequenos peixes e frutas.

A iguaria tradicional esquimó é o akutok (muitas vezes chamado sorvete esquimó), feito a partir de bagas árticas, óleo de baleia e carne de caribu. Chá quente forte e biscoitos duros feitos com farinha comprada de um posto de troca são servidos em quase todos os lares.


Roupas

Roupas esquimó são feitas a partir de peles de animais. Tradicionalmente, homens, mulheres e crianças se vestem de forma parecida. Eles usam botas de pele de foca impermeáveis, jaquetas de pele encapuzados chamados parkas e calças de pele feitas de peles de focas, caribus, raposas, ou ursos polares.



Vida em Família

Os casais eram o núcleo de uma família. Os pais, irmãos, irmãs solteiras, ou outros parentes, muitas vezes partilhavam o mesmo lar. Todos os membros trabalham juntos para sobreviver aos invernos árticos. Os homens são responsáveis pelo fornecimento de alimentos. As mulheres fazem roupas e preparam alimentos. Durante os meses de inverno as famílias se entretinham contando e representando as histórias transmitidas de geração em geração.


Religião
Durante o século 20 mais esquimós se converteram ao cristianismo. Em regiões remotas, algumas famílias mantiveram a crença antiga de que certos homens e mulheres, chamados xamãs, têm a capacidade de invocar espíritos sobrenaturais para ajuda na cura de doenças, garantindo a boa caça e controlando o tempo.


Caça e Captura

Arcos e flechas eram usados para a caça de caribus e ursos polares até o século 19, quando fuzis e balas se tornaram disponíveis em postos de comércio. Focas eram caçadas com um arpão arremessado de um caiaque. Durante o longo inverno, raposa e outros curtumes animais eram caçados para alimentação e vestuário, e para a venda em postos de comércio. Os peixes eram capturados através de buracos no gelo no inverno e em rios e córregos no verão.


Artes e Ofícios

A forma de arte mais difundida esquimó era escultura da vida diária em miniatura de objetos, tais como animais, barcos e trenós puxados por cães. O material comumente usado era óleo de baleia e marfim de morsa. Em algumas áreas eram feitas máscaras altamente criativas de peles, em grande parte para fins religiosos ou de magia, como pacificar os espíritos malignos. Mulheres decoravam as roupas com peles de animais, apliques de pele de foca e acessórios esculpidos em marfim.
(Fonte: PDF-Culturamix)