quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Superando Obstáculos...Inclusão Social


A inclusão social traz diversos benefícios tanto para a  pessoa com deficiência, como para o banco ou qualquer outra empresa. 

Abrir as portas para o que é novo só garante aprendizado e uma nova visão de mundo. 
Esta nova maneira de olhar a sociedade se reflete tanto dentro, como fora da organização, com reflexos positivos na sua imagem social.

Para a instituição, a contratação do profissional com deficiência contribui para humanizar as relações no ambiente de trabalho, já que há uma significativa melhora do clima organizacional, maior satisfação em trabalhar na corporação, aumento da solidariedade entre os colegas, maior produtividade e crescimento do ser humano, favorecendo a criação de novos valores. 
Para as pessoas com deficiência contratadas os ganhos também são inúmeros.

Ser reconhecido como um profissional com independência financeira e auto realização, faz com que ele se sinta incluído na sua comunidade, tenha auto estima elevada, além de apresentar maior autonomia nas atividades do dia a dia. 
Ter um papel participativo em uma sociedade produtiva, informada, culta, moderna, o faz sentir cidadão como outro qualquer. 

A inclusão ocorre quando a empresa não exclui seus funcionários, ou candidatos a emprego, em razão de qualquer atributo individual, como nacionalidade, naturalidade, gênero, cor, deficiência, compleição anatômica (gordos, magros, altos e baixos), idade e outros. 
Em uma empresa inclusiva todos os funcionários trabalham juntos e possuem igualdade de oportunidades.

Assim, as pessoas com deficiência devem ter metas e objetivos claros, ter sua performance avaliada e ser promovidas e mesmo demitidas quando necessário, como qualquer outro funcionário. 
Todas as pessoas, com ou sem deficiência, devem ter direitos e deveres iguais, já que as necessidades de todo o cidadão são da mesma importância. 

Estas necessidades constituem a base do planejamento social e todos os recursos precisam ser empregados para garantir oportunidades iguais de participação a todo indivíduo. 
As pessoas com deficiência têm direitos e deveres iguais ao de qualquer cidadão.

A partir do momento que uma pessoa começa a trabalhar, ela se torna parte de uma sociedade produtiva. 
Isto não é diferente com uma pessoa com deficiência. 
A representação social do trabalho agrega a ideia de autonomia e de assumir um papel ativo e responsável.(Fonte:PDF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário