quinta-feira, 25 de julho de 2013

Privacidade...Exposição

A Coleta de Informações, Através da Internet...

A informação sempre teve grande valor e poder de cobiça na sociedade.

Atualmente, o bem social mais valioso é justamente a própria informação, afinal, nunca foi tão fácil e rápido produzir, obter e gerenciar qualquer tipo de informação a qualquer tempo e lugar, graças ao advento da internet.

Com as novas tecnologias de tratamento de informação, a internet vem rompendo as barreiras entre privado e público, e muitas vezes, o limite entre privacidade e publicidade é tênue.

Assim, há três principais fatores que contribuem para uma reflexão sobre o tema: 
primeiramente, a estruturação de bases de dados, que permitiu o cruzamento de informações com facilidade, em segundo lugar, o crescimento da internet, possibilitando a inclusão digital, e em terceiro, a padronização dos sistemas informáticos, facilitando a aquisição e manutenção das informações adquiridas, inclusive sem o conhecimento dos seus próprios titulares.

a) Cartórios, hospitais, seguradoras e bancos detêm informações sobre nosso histórico familiar, financeiro e de saúde.

b) Empresas de telefonia celular possuem listagem dos números mais usados e da frequência das ligações. 

c) Editoras mantêm informações sobre hábitos de leitura, elaborando perfis literários e econômicos dos assinantes. 

d) Operadoras de cartão de crédito registram perfis de consumo e histórico de compras de seus clientes. 

e) Diversas lojas e estabelecimentos comerciais possuem cadastro de seus clientes e mantêm histórico de consumo de produtos, criando assim um perfil de compra personalizado para cada cliente, podendo encaminhar publicidade direcionada.

f) Provedores de internet mantêm registro de acesso a sites, envio e recebimento de emails e preferências de conteúdo acessado.
  
O cruzamento dessas informações permite a criação de um minucioso banco de dados, que detalha características, informações habituais e práticas corriqueiras de milhares de pessoas, revelando facetas que passaram despercebidas até pelo próprio indivíduo.

A elaboração de tais bases de dados pode ser efetuada por empresas privadas, para fins comerciais, ou por orgãos do governo, inclusive para fins de investigação criminal. 

> Importante observar que tais práticas podem constituir um problema sócio jurídico, tendo em vista que é preciso delimitar até que ponto e de que forma serão exercidas , sem constituírem violação de privacidade.(Fonte PDF)

Um comentário:

  1. Santa tecnologia, eu não sei até que ponto é santa , mas que ajuda muito isso é fato, tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir