domingo, 14 de outubro de 2012

Escovação Dentária...




Video > Estrelado por turma dos Peanuts, Charlie Brown, Linus, Snoopy, Lucy, feito em 1978 pela Associação Dental América.

A escovação dentária é a maneira mais efetiva de remoção de placa bacteriana e dessa maneira é a melhor conduta para a prevenção de problemas odontológicos.

Para que a escovação seja a mais eficiente possível siga as seguintes orientações :

    >Proceda à escovação dentária sempre após as refeições.
    >Utilize escova de cerdas macias e de cabeça compacta.
    >Utilize uma pequena quantidade , mais ou menos 1 cm , de pasta dental contendo flúor.
    >Coloque a escova junto a união da gengiva com os dentes de maneira que as cerdas formem um ângulo de 45° em relação aos dentes. Movimente (gire) a escova em direção à superfície mastigatória dos dentes.
    >Escove todas as superfícies dos dentes, a superfície interna (lingual) a externa (vestibular) e superfície mastigatória (oclusal).
    >Lembre-se que uma escovação correta demora aproximadamente 3 minutos.

A prática de escovar os dentes para prevenir enfermidades dentárias e periodontais é bastante antiga e seu início não tem registro histórico preciso.

Nas primeiras décadas do século 20, e sobretudo a partir dos anos 30 com a popularização do plástico, a produção, distribuição, estocagem e comercialização das escovas dentais se difundiu por todo o ocidente.
A facilidade com que escovas dentais passaram a ser encontradas no mercado criou as condições para a expansão da prática de escovar os dentes.
No Brasil são comercializadas, anualmente, dezenas de milhões de unidades, de diferentes características.

Não obstante, milhões de brasileiros não dispõem com regularidade desse instrumento básico de higiene corporal.
Outros tantos não o utilizam adequadamente.
Assim, justifica-se plenamente que, no contexto dos programas públicos de saúde bucal, escovas dentais sejam distribuídas aos que delas necessitam, e que se realizem as ações educativas pertinentes.
Escovas dentais são utilizadas como recurso estratégico para remover ou pelo menos desorganizar o biofilme dental, também conhecido como placa bacteriana.

Além desse objetivo primário, a escovação é igualmente estratégica para fazer com que o flúor esteja disponível na cavidade bucal, por meio do dentifrício.
Alguns cariologistas argumentam que do ponto de vista restrito da prevenção da cárie, disponibilizar flúor diariamente na cavidade bucal é tão ou mais importante quanto desorganizar o biofilme.
Ademais, pesquisadores admitem que a escovação dental diária, realizada adequadamente, é efetiva na prevenção de gengivites.
Tais propriedades da escovação dental fizeram com que seu uso se disseminasse amplamente, a ponto de está prática ser recomendada por autoridades sanitárias de vários países.(Fonte:PDF)

2 comentários:

  1. Olá amigo Mauro! Parabéns pelo blog, já estou lhe seguindo aqui...
    Se puder, visite meu blog em http://BrainStorm20.blogspot.com.br


    Muito obrigada!

    Um grande abraço,
    Ísis.

    (Caso tenha interesse em quadrinhos, visite também: http://QGcomics.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço, sua visita e comentário Ísis, visitei seu blog, gostei e estou seguindo suas postagens,abraços.

      Excluir