quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Homem...de Neandertal

O Homo neanderthalensis recebeu esse nome porque foi descoberto inicialmente numa região chamada Neander, na Alemanha, viveu de 150 000 anos até 30 000 anos atrás.

Os homens dessa época se espalharam por toda Europa, Oriente Médio, Ásia central e oriental.

 Eram de constituição mais robusta que o homemm atual, tinham o volume do cérebro igual ao nosso, o crânio de conformação mais maciça, face saliente e fronte baixa.

 As ferramentas que eles usavam eram mais sofisticadas que as do Homo erectus e lhes permitiam manipular a pele dos animais, provavelmente usadas como roupas para se proteger do frio.

 De fato, de 100 000 até 18 000 anos atrás, houve um grande avanço do gelo, que recobriu boa parte do hemisfério Norte.

 Assim, o cenário em que vivia esse grupo de hominídeos era composto de solos permanentemente gelados(como a tundra) ou florestas de coníferas e animais como mamutes, ursos, renas, hienas e outros mamíferos de grande porte.

 É possível que o Homem de Neandertal tivesse algum tipo de comunicação verbal rudimentar.

 A posição anatômica de sua laringe é semelhante à do homemm moderno, permitindo a emissão de sons.

A grande homogeneidade das ferramentas datadas  do período em que ele viveu indica uma possível transmissão oral da técnica de fabricação, de geração para geração.

 Além disso, certos comportamentos sociais, como a formação de grupos para caça aos mamutes, podem ser indício da existência de alguma forma de comunicação.

 Outro exemplo de uma organização social elaborada está relacionado ao fóssil de um indivíduo que morreu com cerca de 40 anos de idade.

 O exame de seu esqueleto demontrou que, quando era jovem, ele havia sofrido uma mutilação no pé, ele certamente mancava, e não devia ser capaz de caçar.

 Um indivíduo com essa deficiência nunca poderia sobreviver até os 40 anos de idade, a não ser que seu grupo se dispusesse a lhe fornecer alimento e proteção.

 Os Homens de Neandertal enterravam seus mortos, freqüentemente com alimentos e armas e até com flores.

 É por esse motivo  que muitos dos seus fósseis foram encontrados completos.

 Alguns pesquisadores interpretam esses enterros cerimoniais como um indício de que esses homens acreditavam na vida após a morte.

 Há 30 000 anos os Homens de Neandertal desapareceram abruptamente, sem que se saiba por quê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário