quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Responsabilidade do Ser Humano na Natureza...

A espécie humana, num grau maior ou menor, sempre interferiu na natureza, sem grandes preocupações com seus complexos equilíbrios.

Isso é fácil de entender, por outro lado, esses equilíbrios ainda eram mal conhecidos, por outro, predominava a idéia de que os recursos da biosfera eram infinitos e que a natureza seria capaz de reagir a qualquer agressão.

No entanto, já se sabe que essa idéia não é correta, principalmente depois do surto de industrialização do planeta e da crescente demanda de alimentos.

 Felizmente, aumenta a consciência de que a biosfera é limitada e pode se regular somente até certo ponto.

 Todas as espécies biológicas interagem com o ecossistema, porém, a espécie humana é a única que modifica o ambiente de maneira tão profunda.

 Ela mesmo não está imune às mudanças no ambiente, acabando por sofrer com as perturbações dos ecossistemas.

Devido à sua capacidade única de refletir, conhecer e prever, o ser humano controla seu ambiente e seu comportamento. 

Já tem um conhecimento razoável do seu patrimônio genético, por meio dos Projetos Genomas, e controla, num certo nível, sua própria evolução.

 É justamente por causa de suas capacidades especiais que sua responsabilidade também é grande.

 É de desejar, então, que a humanidade exerça sua capacidade de controle sobre o crescimento de suas populações, sobre o uso adequado da terra, sobre o consumo dos recursos não-renováveis e sobre a destinação que dá a seus detritos, de forma menos negligente do que tem feito até agora.(Fonte-Palestra)

2 comentários:

  1. É preciso diminuir muito a poluição industrial.
    Se o aquecimento global continua vão acontecer muitas coisas negativas.
    Em Portugal estamos num momento de passageira alegria, se gostamos de futebol. Em Portugal as estações do ano são ao contrário do Brasil, porque Portugal está a Norte do equador e o Brasil a Sul. Em Portugal está a começar o Verão, pior é que vem aí as férias e muita gente não tem subsídio de férias, é um castigo extra nesta crise imposta pela alemã Ângela Merkel e pelos seus súbditos.
    Este blog é interessante e criativo.
    Também tem interesse www.anticolonial21.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Agradeço, seu importante comentário e o interesse na questão ambiental do planeta, este que prescisa de uma atenção maior nesse seguimento em razão da poluição descontrolada. Grande Abraço, José.

    ResponderExcluir