segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Sistema Capitalista e o Meio Ambiente

Os países avançados, que por sua vez também são os maiores poluidores do planeta, em geral se comprometem muito timidamente em assinar algum acordo internacional que estipule redução na emissão de poluentes, pois isso significa despesas para as industrias. Exemplo disso foi o protocolo de Kyoto, apresentado no Japão que tinha proposta de reduzir as emissões produzidas por combustíveis fósseis até 2012 para minimizar o problema do aquecimento global. Os EUA e Austrália se recusaram a ratificar este protocolo e os demais países ricos se comprometeram com metas irrisórias se comparado ao tamanho do problema.
A verdade é que as conferências da ONU sobre meio ambiente realizadas até hoje e o conceito de desenvolvimento sustentável não passam de tímidas intenções de minimizar os efeitos da degradação ambiental, ao invés de combater suas causas.

Diante do capitalismo o conceito de desenvolvimento sustentável é insustentável. Basta lembrar que o sistema de mercado não existe para atender as necessidades das pessoas, mas para atender aos desejos dos consumidores e a lucratividade dos capitalistas. Discutir preservação ambiental significa discutir também concepção de sociedade. Cabe a pergunta: estão os países imperialistas e as elites das nações subdesenvolvidas dispostas a mudanças e sacrifícios em prol do meio ambiente e da humanidade?

2 comentários:

  1. Ideologia à parte, desde que TODOS NÓS nos beneficiamos da industrialização e das comodidades proporcionadas pelo "progresso", os homens SEMPRE lutaram para que mais comodidades e produtos estejam ao alcance das mãos ávidas dos consumidores. Ninguém, absolutamente ninguém quer viver como índio, nem mesmo os "pobres" deste País.O carnavalesco "Joãozinho 30" resumiu bem este pensamento numa frase capital: "Quem gosta de pobreza é o intelectual; pobre gosta é de luxo". Por isso, entre preservar um pedaço de mata atlântica nativa(traduzindo para o coloquial:"MATAGAL")e construir uma belíssima residência de alto padrão, de 03 ou 04 dormitórios, com piscina coberta, churrasqueira, living amplo, lareiras, espaçosa e arejada,com VÁRIAS vagas de garagem, o que vc acha que, por exemplo, um centroavante muito bem pago(mais do que a um médico ou engenheiro!) de algum time de futebol deste belo País, nascido pobre em uma favela miserável, faria? Eu arrisco: poria o morro abaixo(se for um morro) ou desmataria quase tudo(sim, este jogador se diz "conservacionista")para ter o desejo por "luxo" realizado e ainda votaria na esquerda (PT, Pc do B ou qualquer outra sigla), pois afinal, ele também veio da "massa", só que "VENCEU"! Isto é tudo o que TODOS querem: "VENCER", QUE NEM JOGADOR DE FUTEBOL!!! E com o meio ambiente, quem se preocupará? Ora, isso é fácil responder: os INTELECTUAIS!

    ResponderExcluir
  2. O sistema capitalista precisa do meio ambiente e ainda assim faz pouco caso dele. O protocolo de Kyoto sequer faz cócegas nas maiores potências poluentes.. É uma vergonha mesmo.

    Respondendo à pergunta do texto:
    Não, as nações não estão dispostas à grandes mudanças em prol do meio ambiente.

    *Te acompanho pelo Dihitt e gosto muito dos teus posts!

    ResponderExcluir