A amniocentese é um teste que pode ser feito nos primeiros meses de gestação.
Quando se acredita que existe um risco alto de haver anomalia cromossômica no embrião, colhe-se líquido amniótico diretamente do útero da gestante.
Nesse líquido há células que descamam do corpo do embrião e que podem ser mantidas em cultura de tecido para posterior estudo do cariótipo.
Como esse teste envolve um pequeno risco, ele se justifica apenas, em alguns casos: quando, por exemplo, a mãe apresenta uma anomalia cromossômica já constatada; quando um filho anterior nasceu com uma anomalia; ou, ainda, quando a mãe tem mais idade, o que aumenta a probabilidade de anomalias na criança.
Em alguns países, o diagnóstico confirmado de uma anomalia pode justificar a permissão para um aborto clínico, se a paciente fizer essa opção.
Curiosidades do Teste
Na amniocentese, colhe-se células do embrião, que podem ser cultivadas em laboratório.
A observação dessas células ao microscópio permite a detecção de mutações gênicas.
Muito util este post, ainda bem que a medicina esta cada vez mais avançada, desejo a vc e toda sua família, se comemorar, uma pascoa de paz.
ResponderExcluirFico feliz por gostar do post, Patricia, a prevenção através de testes, auxilia muito, principalmente no caso de gestantes. Abraços.
ResponderExcluirE quando as células não desenvolvem????????!
ResponderExcluir