Localizado no Centro-Oeste do Brasil, o Pantanal é considerado uma das maiores reservas ecológicas do mundo, com fauna e flora extremamente ricas, portanto com grande biodiversidade.
Trata-se de uma de uma planície percorrida pelos rios Paraguai e seus afluentes, na qual se formam áreas inundadas.
O ciclo de vida compreende dois períodos distintos, o período das águas, de novembro a março, e das secas, de abril a outubro.
No Pantanal, a planície tem um declive muito baixo, e isso faz com que a água das cheias não fique estagnada, escorrendo lentamente da planície para o leito dos rios, durante a seca.
Calcula-se, assim, que a água que cai nas cabeceiras do rio Paraguai leve quatro meses ou mais para atravassar todo o Pantanal.
As extensas áreas inundadas servem de abrigo para muitas espécies animais.
Existem ali centenas de espécies de peixes, quesaem do leito do leito dos rios durante a cheia e povoam as regiões inundadas, ondeprocuram alimento.
A riqueza do Pantanal em aves é também muito grande.
Jacarés, cobras, onças, ariranhas, macacos, porcos-do-mato e veados também fazem parte da fauna local.
Encontra-se no Pantanal alguns cerrados e campos inundáveis,além de ambientes aquáticos, como lagoas de água doce ou salobra e rios.
Os solos do Pantanal são arenosos e neles podem crescer pastagens, utilizadas pelos herbívoros da região e pelo gado bovino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário