Embora o termo clone(do grego klón = gema, broto) tenha sido muito divulgado apenas nos últimos anos, os biólogos o empregam há muito tempo para designar não só organismos completos, mas também moléculas(DNA) ou células iguais obtidas a partir de uma amostra original.
Os Clones são de ocorrência natural dentre os mais diferentes organismos, desde bactérias e protozoários, que se reproduzem assexuadamente, até mamíferos que produzem gêmeos univitelinos, além de plantasque, por simples brotamento de rizomas, tubérculos, bulbos e folhas, dão origem a indivíduos geneticamente iguais.
São clones, por exemplo, cultura de células, bactérias e lêvedos obtidas em laboratório a partir da reprodução assexuada de apenas um indivíduo inicial.
Assim, todos os componentes da cultura são iguais, o que é importante em pesquisas nas quais se requer uniformidade genética.
São clones as hidras, as esponjas e os vermes que se originam por processos assexuados e os pulgões originados por partenogênese.
>Caso interessante é o dos tatus, que têm quatro filhotes em cada ninhada, todos do mesmo sexo e geneticamente iguais, por se originarem de apenas um zigoto.
Curiosidade
Clones Humanos
Em outubro de 2001 os pesquisadores norte-americanos Joe Cibelli e Robert Lanza anunciaram a obtenção do primeiro clone de embrião humano, a partir da técnica de transferência nuclear.
Na realidade o que eles conseguiram foi apenas um embrião de seis células, o que não pode ser considerado um organismo.
Oito ovócitos tiveram seus núcleos removidos e receberam pequenas células, inteiras, os chamados cumulus, que envolvem o óvulo mesmo depois de feita sua expulsão do ovário(ovulação).
Dos oito ovócitos, apenas dois chegaram à fase de quatro células, e só
um chegou a ter seis células, cessando depois o desenvolvimento.
Muito interessante estas informações, Mauro.
ResponderExcluirSempre trabalhamos com clones (eu como ex-bióloga, era rotina), mas quando se trata de clonagem humana ou de outros seres sexuados, a coisa muda de figura, geram-se polêmicas e discussões sobre o poder da ciência sobre vidas.
Abraços!
Com relação a determinadas experiências com clonagem, também acho que todo cuidado é pouco, principalmente quando o conhecimento sobre o procedimento é limitado.Temos coisas em comum, Van, voce é ex-bióloga e eu adoro biologia. Abraços!
ResponderExcluir