As pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.
Devido a seus componentes tóxicos, as pilhas podem também afetar a qualidade do produto obtido na compostagem de lixo orgânico. Além disso, sua queima em incineradores também não consiste em uma boa prática, pois seus resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera.
Os componentes tóxicos encontrados nas pilhas são: cádmio, chumbo e mercúrio. Todos afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões, pois eles são bioacumulativos. O cádmio é cancerígeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial, e o mercúrio pode também ocasionar mutações genética.
Existe muitas leis com relação á este procedimento de descarte,mas o cumprimento das mesmas não acontece da forma como deveria,devido talvez á falta de interesse pelas autoridades competentes.
O que fazer? As pilhas e baterias descarregadas e que não serão mais utilizadas,devem ser descartadas em locais preparados para receberem este tipo de material.Esta atitude deveria ser mais divulgada para todos os consumidores e usuários e nesse seguimento melhorar a qualidade de vida de todos.
Bacana a matéria recomendei o texto pois muitas pessoas ainda jogam a pilha no lixo como um papel qualquer. bacana o post e principalmente o blog parabéns !
ResponderExcluirObrigado Por Sua Recomendação e Elogio > Grande Abraço.
ResponderExcluirOlá, Mauro! De quebra já adorei o primeiro texto do seu post! Temos que divulgar mais essa informação... Mas só faltou indicar qual endereço ou lugar podemos jogar fora essas pilhas... Porque jogar no lixo de casa é fácil, né? rs
ResponderExcluirbjs
Amiga Lady,obrigado por seu importante comentário > A respeito do endereço para o descarte, alguns bancos fazem este recolhimento > Ex: Santander.Grande Abraço.
ResponderExcluirótimo tópico, muito útil, pena que nem todos se concientizam :(
ResponderExcluirAmigo João Paulo > Agradeço sua avaliação na matéria postada > Grande Abraço.
ResponderExcluirParabéns pelo post! Nosso planeta precisa e muito que estas informações sejam divulgadas.
ResponderExcluirAmiga Jandi > Obrigado por sua visita e comentário > Grande Abraço.
Excluir