quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Importância no Resgate de Vidas...Cães Farejadores


Hoje, para detectar se há alguém com vida sob um desmoronamento de terra ou sob um amontoado de concreto, os bombeiros brasileiros dispõem de recursos tais como o de ouvir eventuais ruídos, naturalmente, ou de tentar falar com os sobreviventes, além dos equipamentos denominados de localizadores de vítimas. São sensores acústicos que mapeiam a área do sinistro e são capazes de identificar ruídos (gemidos, fala e até batimentos cardíacos).

Existem dois tipos de localizadores, um de origem israelense e outro alemão. Este último tem a vantagem de permitir a comunicação chamada duplex, ou seja, além de localizar a vítima, possibilita que ela se comunique por meio de um microfone e um receptor de áudio acoplado ao aparelho, que é guiado até o mais próximo possível da pessoa e muitas vezes orienta a melhor forma de procedimento em seu salvamento.

Com o emprego dos cães, esse trabalho foi aprimorado. A grande valia é que eles têm uma capacidade muito superior a do homem no que se refere ao olfato e à audição. Apresentam uma sensibilidade auditiva 16 vezes maior que a dos seres humanos e, enquanto o homem possui 5 milhões de células na cavidade nasal, os cães são dotados de 250 milhões. Por isso, facilmente identificam suor, odor de sangue, adrenalina, etc.

A capacidade de trabalho de um cão farejador para localizar pessoas equivale a 20 homens desempenhando a mesma função de busca, sendo que o animal pode realizar a tarefa em um tempo muito menor.

O trabalho com cães de resgate no Brasil é desenvolvido apenas nos estados de S. Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A maioria dos animais é treinada em corporações militares, como Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, desempenhando um papel fundamental na localização de pessoas perdidas em florestas, desabamentos e soterramentos.

No Brasil, o número de cães de resgate tem aumentado e já acontecem encontros de cães farejadores, eventos nos quais os condutores com seus animais participam de provas em diferentes ambientes, tentando descobrir os diversos odores.

As raças de cães que apresentam maior capacidade de faro são Labrador ou Springuer Spaniel, cuja composição genética facilita a adaptação a qualquer tipo de treinamento. Além de ser um cão adaptável a qualquer terreno e ter um histórico de caçador.

Apesar do trabalho tão importante realizado por esses cães, como todo serviço voluntário realizado por Ongs, é necessário patrocínio para manter os animais e deslocá-los para áreas mais distantes e até outros estados onde ocorrem os acidentes e desastres. Por falta de recursos, muitas vezes não é possível transportar os cães, e vidas podem deixar de ser salvas...(Fonte:PDF)

2 comentários:

  1. São anjos da guarda!Além de terem toda essa percepção,os cães ainda são protetores!!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço seu interesse na matéria e importante comentário, Victor, abraços !

    ResponderExcluir